06/12/2017 :: Consorcio Imobiliário e Auto

Consorcio Imobiliário e Auto

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento. Quando se adquire a cota de consórcio, os consorciados passam a fazer parte de um grupo com a finalidade de formar uma espécie de poupança, que é destinada à compra de imóveis. Os participantes efetuam contribuições mensais que são feitas através do pagamento de prestações, calculadas de acordo com o valor do crédito contratado, somando a taxa de administração e fundo de reserva sem cobrança de juros. Para fazer parte do grupo, basta comprar uma cota e pagar as mensalidades em dia. O dinheiro usado para comprar os imóveis é o dinheiro de todos os cotistas do grupo.

Ao adquirir uma cota, o participante deverá ficar atento ao documento de Contrato de Adesão. Nele estão explicitadas as regras que regem o negócio contratado, como por exemplo: valor do crédito, prazo para pagamento, condições de contemplação, entre outras.

Mensalmente é feito o sorteio para a contemplação. Os participantes podem ofertar lances para conseguir antecipar a contemplação do consórcio e ter a carta de crédito liberada. O consorciado também pode utilizar seu FGTS para fazer os lances ou para complementar o valor de sua carta de crédito.  Quando o consorciado tem sua carta de crédito liberada, o valor referente ao seu crédito é pago diretamente à pessoa ou à empresa que está vendendo o imóvel.

A carta de crédito pode ser utilizada na compra de qualquer tipo de imóvel, para a reforma do imóvel que o consorciado já possui, ou para a construção de imóvel em um terreno de sua propriedade. O crédito também pode ser utilizado para efetuar a quitação de algum financiamento que está em nome do consorciado. As parcelas mensais de pagamento e o valor da carta de crédito são corrigidos a cada 12 meses pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).Caso não seja possível mais arcar com as parcelas, é possível reduzir o valor mensal com a contrapartida de reduzir o valor da carta de crédito, ou então, vender a cota para outra pessoa.

Mesmo sendo contemplado é necessário quitar todo o consorcio. Existem duas possibilidades: entrar em um grupo em formação, que começa quando a empresa tem o número mínimo de consorciados, ou entrar em um grupo que está em andamento.

AUTOMÓVEL: Também é necessário a montar grupos de interessados em comprar um automóvel. É necessário atingir um número mínimo de participantes para sortear um carro todo mês, então, somente quando o grupo tem essa quantidade de integrantes os consorciados começam a pagar as parcelas mensais. No mínimo um participante será sorteado por mês e levará a carta de crédito para comprar o carro. Além disso, existem os lances como forma de conseguir o veículo sem esperar pelo sorteio. o ideal é não ter pressa, você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos do prazo. Assim como o imobiliário existem duas possibilidades: entrar em um grupo em formação, que começa quando a empresa tem o número mínimo de consorciados, ou entrar em um grupo que está em andamento.

Existem duas maneiras de ser contemplado;  o sorteio e o lance. Cada administradora faz no mínimo um sorteio mensal entre todos os participantes do consórcio que estão com o pagamento em dia. No lance, a regra muda. Os interessados disputam pelo número de parcelas que conseguem pagar naquele mês. Então, o consorciado que antecipar o pagamento de mais mensalidades levará o carro. Se o seu lance não for o mais alto você não perde o dinheiro porque quando você dá o lance, você não faz o pagamento das parcelas que vai antecipar. Este é o momento de avisar a administradora e, caso ganhe a disputa, pagar o que decidiu. Então, quando o seu lance não vence, basta ficar com o dinheiro e planejar a próxima tentativa. E na carta de crédito o ser contemplado, você receberá. Essa carta de crédito é um documento que lhe dá direito a usar o valor dela na compra de um veículo. Só que o dinheiro será pago diretamente da administradora de consórcio para quem estiver vendendo o veículo.

DICA: Antes de comprar um consórcio, é importantíssimo analisar detalhadamente o contrato com a ajuda de um profissional qualificado.

SE TIVER ALGUMA DUVIDA ENTRE EM CONTATO CONOSCO PODEMOS AJUDAR VOCÊ A CONTRATAR SEU CONSÓRCIO.

O conteúdo que você procura

Na palma da sua mão!

Carmo Imobiliária